quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A LOGOSOFIA E A EDUCAÇÃO

Autor: Ronaldo dos Santos
Texto criado para participar do Concurso Literário da Fundação Logosófica, baseado no texto "A arte de ensinar e a arte de aprender".

Um novo olhar sobre a aprendizagem.

Ensinar e aprender. Ouvimos tanto falar nessas duas palavras em nosso dia-a-dia que, principalmente para nós, professores, elas parecem tão simples e óbvias que nem nos damos conta da complexidade que existe por trás de cada uma delas. É isso mesmo. O ato de ensinar e, conseqüentemente, o ato de aprender, são essenciais para um ensino de qualidade, desde que o educador saiba realmente o que e como ensinar e o educando entenda a importância de aprender. É ai que entra a Logosofia.
Por que aprendemos? Essa é uma pergunta que confunde muito a cabeça de quem tenta respondê-la. O que geralmente ocorre é que cada ser humano busca o aprendizado de acordo com as necessidades que surgem em sua vida, seja na escola, no trabalho ou mesmo em casa, com a família. Para a maioria das pessoas é assim. Só que, se olharmos a aprendizagem do ponto de vista logosófico, não é só a necessidade material que deve nos fazer ir à busca do conhecimento, mas sim a procura da satisfação pessoal e espiritual. Aprendemos para satisfazer nosso espírito, o nosso interior, para atingirmos um estado de plenitude que só é possível quando mergulhamos fundo no desconhecido e procuramos desvendar os mistérios que a sabedoria nos reserva.
O problema é que poucas pessoas pensam assim. A maioria trata o ato de aprender como se fosse um fato isolado de sua vida, onde a única preocupação é com o emprego a ser conquistado, uma promoção dentro da empresa ou com as boas notas para avançar na escola ou na universidade. Essas pessoas, com certeza, não aprenderam, pois só existe o aprendizado quando a pessoa interioriza aquilo que foi ensinado e, logo em seguida, analisa de que forma pode usar esse conhecimento para melhorar a sua vida e à vida daqueles que estão ao seu redor. Esse é o verdadeiro sentido da aprendizagem.
Por que ensinar? Essa é outra questão tão ou mais intrigante do que a anterior. Ensinar pode até parecer fácil, mas não é. Quem é educador sabe que essa é uma tarefa bastante árdua no dia-a-dia de qualquer instituição de ensino, pois cada um aprende de um jeito diferente, em tempos diferentes e cabe ao professor perceber essas diferenças e usar estratégias para proporcionar um aprendizado de qualidade a seus alunos. O que ocorre, muitas vezes, é que o ensino acontece sem que o próprio educador tenha um conhecimento mais profundo sobre aquilo que será ensinado. Esse é o grande problema. Antes de ensinar aos outros, temos que saber ensinar a nós mesmos, pois só assim teremos consciência daquilo que será ensinado. Por isso, é importante que quem ensina tenha a humildade de reconhecer que não é detentor de todo o saber e vá em busca de um conhecimento superior, que não fique só na superficialidade. É isso que a Logosofia proporciona ao individuo: uma nova maneira de pensar, de agir, de olhar para si mesmo e descobrir o que somos de verdade, quais são as nossas limitações e, a partir disso, atingir um nível elevado de conhecimento, onde o ser humano aprende e sabe o que fazer com aquilo que aprendeu. E sabe também que deve ser generoso, dividindo o conhecimento adquirido com os outros, ensinado com convicção, ou seja, sabendo o que está ensinando.
Essa é uma nova visão de ensino/aprendizagem onde, tanto educador como educando, passam a ter consciência dos seus atos, um aprendendo de forma verdadeira e o outro ensinando não apenas com palavras, mas sim com ações. Não adianta usar a famosa frase: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, pois todos nós, principalmente as crianças, aprendemos muito mais com os exemplos do que somente com palavras. O exemplo é, sem dúvida, o aprendizado que é mais facilmente assimilado por quem aprende. Só que, para que possamos elevar o nosso conhecimento, temos que fazer com que as nossas palavras e as nossas ações estejam em sintonia, pois só assim estaremos aptos a ensinar de verdade.
Portanto, o que a Logosofia quer nos mostrar é que, tanto aprender quanto ensinar, são dois atos que dependem muito da consciência de cada um, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, pois só quem está aberto a conhecer sempre mais, que preocupa-se em vivenciar aquilo que aprendeu e colocar em prática de uma forma que possa ajudar a si mesmo e a outras pessoas, pode ser considerado educador ou educando. Ou, por que não, podem ser chamados de artistas, já que aprender e ensinar também são uma arte.

Nenhum comentário:

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....