terça-feira, 26 de junho de 2012

10% do PIB para educação é aprovado na Câmara dos Deputados

Comissão especial aprova 10% do PIB para educação

A comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) aprovou há pouco um destaque do PDT que estabelece a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação em até dez anos. A proposta aprovada cria ainda uma meta intermediária, de 7% do PIB para a área em cinco anos. O relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que havia sugerido 8%, apoiou de última hora a proposta.

Comissão aprova antecipação de meta de melhoria salarial de professores

Outra boa notícia para os educadores é que a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) aprovou também destaque dos deputados Biffi (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN) que antecipa a meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) previa a equiparação até o final da vigência do plano, que é de dez anos. O destaque, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.
“Temos de evitar o abandono das salas de aulas por profissionais competentes. Uma remuneração justa para o magistério é condição básica para a melhoria do ensino”, justificou Biffi. Fátima Bezerra complementou: “É notório como os salários da rede pública do País estão defasados. Os professores têm hoje a profissão mais desvalorizada do País”. O relator, Vanhoni, concordou com o destaque.

 Fonte: www.camara.gov.br

Até que enfim uma boa notícia para os educadores brasileiros. Com mais investimentos e valorização dos profissionais da educação, poderemos sim melhorar a qualidade no ensino em nosso país. Resta agora esperar os senadores ratificarem a decisão e os governadores e prefeitos seguirem essa decisão, pois com o Piso Salarial Nacional já vimos o que aconteceu. É aguardar para ver.

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....