quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização. Trata-se de um guia explicativo que detalha a política. É destinado a estados e municípios, professores e alunos do Ensino Fundamental, pais e responsáveis, bem como estudantes da educação de jovens e adultos.
       São 54 páginas que abordam o cenário atual, marcos históricos e normativos no Brasil. O caderno apresenta importantes relatórios científicos internacionais e aborda conceitos sobre alfabetização, literacia e muito mais.
       O ministro da Educação, Abraham Weintraub, reforçou que a Política Nacional de Alfabetização tem suas bases em evidências que deram certo. “Estamos pedindo para que a alfabetização tenha critérios científicos”, disse.
          O leitor ficará por dentro do papel da família para o sucesso das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita. Como desde antes da alfabetização a criança deve aprender certas habilidades de maneira lúdica e adequada à idade dela. A adesão às diretrizes da PNA é voluntária. O caderno trata ainda do aprendizado de jovens e adultos.
          O trabalho se inspira no que é realizado em países que aumentaram seus indicadores educacionais. São exemplos: Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França e Portugal. E o que há de comum em todos eles? Seguiram evidências científicas e priorizaram a educação básica.
        "O lançamento da Conabe (Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências), no dia de hoje, tem como objetivo alinhar a estratégia do Ministério da Educação do Brasil àquelas de autoridades educacionais de países como o Reino Unido, com a Estratégia Nacional de Leitura, de 1998; os EUA, com o Painel Nacional da Leitura, de 2000; a França, com o Observatório Nacional da Leitura, de 1998", disse o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.
          Para conhecer o documento, clique no botão abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1lNssMqLVqL5Ua0GPsbp-qSk8Qt0Vz1fV/view?usp=sharing
 Fonte: Ministério da Educação.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Currículo Base do Território Catarinense

       Já está disponível, on-line, a versão final do documento que norteará o currículo no Estado de Santa Catarina nos próximos anos. O novo Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi escrito em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
        O documento, que tem 476 páginas, é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades para se desenvolver na educação básica. A versão catarinense foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 17 de junho de 2019 e será enviada, a partir de outubro, a todas as escolas estaduais e municipais de Santa Catarina.

         Para ter acesso ao documento, clique no botão abaixo.

https://drive.google.com/file/d/1KRNvhd3KHoDNIdqz7mSSf4tebcm-Y4sd/view?usp=sharing


Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....