terça-feira, 19 de setembro de 2017

Assistentes Técnicos Pedagógicos de Santa Catarina tem um dia para comemorar. Será que realmente temos o que comemorar?

            Apesar de pouco divulgado em nossas escolas, foi criado em 2016 o Dia Estadual do Assistente Técnico Pedagógico, comemorado anualmente no dia 19 de setembro (segue a lei no final do texto). 
        Esse dia foi proposto pelos alunos da Escola de Educação Básica Júlia Baleoli Zaniolo, de Canoinhas, durante a 20ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, realizada em novembro de 2015, em Florianópolis. A proposição foi aprovada em plenário pelos deputados mirins do Estado. Em seguida os deputados aprovaram o projeto que virou lei instituída em Santa Catarina. A data de 19 de setembro, a partir de então, passou a integrar o calendário oficial de eventos em Santa Catarina.

          A data foi escolhida em homenagem a Mônica Shirlei da Rocha, que nasceu no dia 19 de setembro. Mônica faleceu em agosto de 2015 e era Assistente Técnico Pedagógica do Estado. Foi diretora da Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas, desde 2012 e serviu ao Estado há mais de 23 anos.

          É um tanto estranho uma data que integra o calendário de eventos do estado ser tão pouco divulgada, principalmente pela Secretaria da Educação. É aí que vemos o quanto somos valorizados por esse governo, que, mesmo depois de 11 anos da criação do cargo, não reconhece o quanto fazemos pelas nossas escolas, diariamente. 

          Vamos divulgar essa data para que ela se torne um momento de reflexão e quem sabe de encontro para discutirmos nossas funções, nossas angústias e conquistas nesse cargo que sempre foi tão confuso, com muitas divergências nas escolas, mas de fundamental importância no fazer pedagógico.

            Parabéns colegas ATPs!

LEI Nº 16.941, DE 25 DE MAIO DE 2016

Procedência: Governamental
Natureza: PL./0537.7/2015
DOE: 20.306 de 30/05/2016
Fonte: ALESC/Coord. Documentação.

Institui o Dia Estadual do Assistente Técnico Pedagógico, no Estado de Santa Catarina.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual do Assistente Técnico Pedagógico, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de setembro, no Estado de Santa Catarina.

Art. 2º A data alusiva ao Dia Estadual do Assistente Técnico Pedagógico de que trata esta Lei, passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado de Santa Catarina.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 25 de maio de 2016.

JOÃO RAIMUNDO COLOMBO
Governador do Estado

Nenhum comentário:

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....