quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Felicidade

"Não é coisa de se admirar viver muito tempo; o admirável é viver feliz todo o tempo."
Santo Agostinho

É com este pensamento que começo. É impressionante como uma simples frase pode ser tão imensa em seu significado. Quantos de nós não almejamos ter uma vida longa ao lado das pessoas que amamos, família, amigos, colegas de trabalho. Mas não basta viver muitos e muitos anos se não tivermos uma coisa: felicidade.
Felicidade é uma coisa que parece estar tão distante de nós que muitos passam a vida inteira tentando encontra-la. E o pior é que poucos conseguem essa proeza. Na verdade, o que acontece é uma distorção, em muitos, casos, do sentido da palavra em si. Para alguns, felicidade é ter muito dinheiro, carro novo, mansões, iates. Para outros, basta ter uma família. Quando atrelamos a felicidade a bens materiais, na maioria das vezes nos decepcionamos, pois mesmo que se tenha uma condição estável, sempre queremos ter mais e mais. E se não conseguimos, nos sentimos infelizes.
Se não conseguimos melhorar de cargo na empresa que trabalhamos, ou trocar de carro, ou ganhar um aumento, ou ter um colega que é sempre melhor no que faz, o que acontece? Ficamos tristes. E os que não tem emprego? Que não tem nem a chance de competir com outro? Que não tem nem casa, muito menos um carro? Pensamos nisso nesses momentos de tristeza?
A felicidade, para mim, está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, nas palavras ditas no momento certo, no rosto de uma criança brincando. Enfim, é um estado de espírito e depende muito de nós mesmos, pois ela está dentro de nós. como diz a mensagem que cito abaixo:

Em Busca da Felicidade
Um dia, Deus e os anjos reuniram-se e decidiram criar um homem e uma mulher à sua imagem e semelhança... Então um deles disse:
- Esperem! Se vamos criá-los à nossa imagem e semelhança, irão ter um corpo igual ao nosso e força e inteligência igual à nossa. Devemos pensar em algo que os diferencie de nós, senão vamos estar a criar novos deuses... devemos tirar-lhes algo, mas o que podemos tirar?
Depois de muito pensar, concluíram que deveriam tirar-lhes a FELICIDADE!Mas o problema era escolher o local onde esconder a FELICIDADE para que nunca a encontrassem. Então começaram a discutir:
-Vamos escondê-la na montanha mais alta da terra.
-Não te recordas que lhes demos força? Alguém conseguirá subir ao topo dessa montanha e saberão onde ela está.
-Então vamos escondê-la no fundo do mar!
-Também não seria um bom lugar, pois demos-lhes inteligência e alguém certamente vai criar alguma máquina que os fará submergir e encontrá-la.
-Quem sabe, podemos escondê-la num planeta bem distante!
-Também não seria eficaz, pois demos-lhes curiosidade e ambição, portanto, irão querer ultrapassar limites e logo criarão algo para voar pelo espaço e, certamente a encontrarão.
Depois de muito discutirem e não chegarem a nenhuma conclusão, um dos anjos, que ainda não havia falado, pediu a palavra e disse:
-Creio que sei onde poderemos colocar a FELICIDADE. Será num lugar onde eles nunca descobrirão!Todos ficaram curiosos e perguntaram-lhe:
-Existirá um lugar assim?
E ele respondeu:
-Colocaremos a FELICIDADE dentro deles, pois estarão tão preocupados a procura-la fora, que nunca a descobrirão.
Todos concordaram e, desde então tem sido assim:
O HOMEM PASSA A VIDA TODA A TENTAR CONQUISTAR A FELICIDADE SEM SABER QUE A TRAZ JÁ DENTRO DE SI!

Vamos olhar mais para dentro de nós mesmos. Com certeza, seremos felizes.



Nenhum comentário:

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....