quarta-feira, 8 de junho de 2011

Governo mente ao dizer que está pagando o Piso de acordo com a Lei

O governador Raimundo Colombo e sua equipe dizem nos meios de comunicação que estão pagando o Piso Salarial de acordo com a Lei do Piso. Mas não é bem isso que está acontecendo.
De acordo com a Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, no seu parágrafo 1º do artigo 2º,
O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais. Ou seja, é muito clara a lei quando fala na carreira, o que foi simplesmente esquecido pelo atual governo.
Quero deixar claro aqui que a reivindicação dos professores é que se mantenha o atual Plano de Carreira, onde quanto maior a formação do educador, melhor é o seu vencimento. O governo está jogando números, onde quem está começando recebe quase 100% e os outros recebem menos de 10%. Fica evidente a falta de coerência em buscar professores capacitados, que busquem uma capacitação melhor, pois não recebem um salário condizente com a função exercida e nem tem tempo para isso, pois fica-se muito tempo em sala de aula.

Fica agora um impasse: o governo diz que não tem mais dinheiro, mas a sociedade já tem conhecimento dos desvios do Fundeb que deveria ser aplicado todo na melhor remuneração dos professores e na melhoria das condições de trabalho nas escolas. Se esse dinheiro ficasse todo na educação, com certeza o governo teria como aplicar a lei mantendo a carreira do magistério, acabando assim com a greve.
Amanhã (09/06), será realizada a Assembleia estadual, onde a categoria decide se continua ou não com a greve. Sinaliza-se que deva continuar, pelo que as regionais tem avaliado. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....