terça-feira, 17 de maio de 2011

Magistério e governo se encontram hoje

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) e o governo do Estado encontram-se, hoje, em um audiência, no Centro Administrativo em Florianópolis. A expectativa dos professores é receber uma proposta salarial. Mesmo assim, a greve para amanhã está mantida e cerca de 700 mil alunos podem ser afetados.

A coordenadora do Sinte, Alvete Bedin, informou que eles esperam receber uma proposta que cumpra imediatamente a lei do piso salarial do magistério. Para os professores, a legislação é clara e não deixa dúvidas de que piso é o vencimento inicial sem a incorporação de qualquer abono. Os trabalhadores ainda pedem o pagamento no valor de R$ 1.587, em vez dos R$ 1.187 estipulados pelo Ministério da Educação. A diferença deve-se a um reajuste não concedido em 2009.

Alvete disse que, caso eles recebam uma proposta, ela será encaminhada aos professores, para ser analisada em assembleias regionais. Depois, um encontro estadual deve discutir a oferta do governo.

– É claro que isso será feito apenas se recebermos uma proposta. A greve foi deflagrada por unanimidade e iremos parar as atividades na quarta-feira – ressaltou.

Antes de viajar, governador disse que vai acatar decisão

A audiência terá representantes das secretarias da Educação e Administração e da Procuradoria-geral do Estado. Antes de embarcar para a Europa, o governador Raimundo Colombo afirmou que vai obedecer à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em abril, considerou constitucional o piso do magistério. Ele ainda falou que isso só não foi cumprido porque é preciso esclarecer alguns pontos.

Hoje, trabalhadores de algumas escolas de Palhoça, na Grande Florianópolis, farão manifestações. Na Capital, alunos irão protestar em apoio aos professores. Desde a última quinta-feira, após a assembleia decidir pela greve, os docentes diminuíram o tempo de aula de 45 para 30 minutos.

Fonte: Diário Catarinense, 17/05/2011.

Nenhum comentário:

Lançado caderno da Política Nacional de Alfabetização

          O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização ....